terça-feira, 19 de abril de 2011

Na cadeira de balanço

A lista de médicos especializados em gastroenterologia era imensa. Centenas de nomes desconhecidos na tela do computador. Como escolher? Pelo nome mais bonito, não seria uma boa opção. Escolhi aquele que tinha um consultório mais perto do meu bairro. A lista ainda era imensa. Então escolhi o primeiro médico do bairro Farroupilha, já que em vinte minutos chegaria lá.

A casa era pequena com indicações de aulas de yoga e acupuntura em um cartaz discreto. Não havia indicação do nome da doutora que marquei por telefone. Entrei mesmo assim. O piso de madeira chamou a atenção, será que funcionaria mesmo um consultório ali? Porém, o mesmo olhar de uma atendente impaciente confirmou o endereço. A decoração nem um pouco convencional para o costumeiro consultório branco gélido. O que me espantou ainda mais foi o cheiro agradável que identifiquei como vindo de algum incenso. Poucos minutos, a doutora chamou o meu nome.

Cabelos curtos, meia idade, uma brancura que contrastava com tatuagens coloridas. Pediu para acompanhá-la pelas escadas. Ao entrar o cheiro de incenso tomou ainda mais o ambiente. O piso ainda era de madeira, mas não encontrei nenhuma mesa de mármore (sempre é de mármore) que nos separasse. Na minha frente, duas cadeiras de balanço. Daquelas que cheguei a brincar quando pequena na casa de interior da minha vó. Ela sentou na minha frente e o silêncio foi quebrado com um aummmm que veio de fora.

-Sente-se, vamos conversar.
- Acho que não entrei no consultório certo.
- Você não procura um médico especializado em gastroenterologia?
- Sim. É que estranhei o ambiente.

Não apenas o ambiente. A conversa médico e paciente (ou seria de velhas desconhecidas) foi muito agradável. Indicações de flores no lugar de comprimidos para um futuro tratamento, nada de computadores e algo como hum rum..vou passar um exame. A doutora me conquistou. Quer dizer, a cadeira de balanço mais ainda...