quarta-feira, 27 de abril de 2011

A líder dos excluídos


Plateia lotada na Assembleia Legislativa de Alagoas. A Casa dos deputados comemorava o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando uma convidada especial subiu à tribuna.
- Hoje comemoramos uma data muito especial e eu pergunto a vocês, autoridades desta Casa: o que vocês fazem pelos direitos humanos? Qual a proposta que vocês têm para isso? Dizem que aqui é a Casa do povo. Pois eu digo diferente. Eu digo que aqui é a casa dos poderosos, do povo não é não. Poderosos que não fazem projetos para a comunidade, nem tão pouco para os excluídos.
Os alinhados deputados e convidados levantaram-se de suas poltronas e aplaudiram a mulher, que, pouco antes de seu discurso, havia sido barrada pelos seguranças da Casa do povo porque tinha havaianas nos pés.
Cabelos cacheados, quase sempre amarrados para trás. Olhos escondidos por lentes de vidro. O visual lhe rendeu entre os amigos o apelido de Heloísa Helena, polêmica senadora alagoana. Postura agressiva de mulher guerreira, que se confunde com o sorriso fácil nos lábios e o abraço fraterno. O nome Lourivane Correia Teixeira é o que consta na identidade, porém todos a conhecem como Vânia, a líder comunitária da Favela Sururu de Capote....

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não costumo postar em blogs, mas seu blog me obrigaram a, incrível trabalho .. lindo ...

Mário Júnior disse...

O povo das favelas da orla lagunar sofre muito. E entra-saí governo, quase nada muda.

E tem muito sentido a distinção dela entre casa dos poderosos e casa do povo...

Não dá pra deixar nenhum sorriso depois de ler isso e pensar na vida da Vânia. :(

Mário Júnior disse...

Aissak, gostaria sim de ver seu texto na integralidade. Se tiver algum link, pode passar.

Ah, a comunicação comigo é mais ágil via Facebook ou msn. O msn você já tem, o Facebook é esse aqui:

www.facebook.com/mariorufinofjr


Abraço. :)